O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou um vídeo usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, criado como uma resposta ao boné da campanha de Donald Trump, que carregava o slogan “Make America Great Again”.

Desde o último sábado, quando ocorreram as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, o boné se tornou um símbolo de disputa entre apoiadores de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante o evento, ministros como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação), que se licenciaram de seus cargos para participar da votação, foram vistos usando o boné no Congresso, assim como o líder do governo no Legislativo, Randolfe Rodrigues (РТ-АР).
Em reação, deputados do PL organizaram uma manifestação na segunda-feira, durante a abertura do ano legislativo na Câmara, usando bonés nas cores verde e amarelo com a frase “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”.
Eles também gritaram “nem picanha, nem café”, segurando embalagens de carne, em referência ao aumento dos preços de alimentos, um tema que tem afetado a popularidade do governo Lula.
No mesmo dia, deputados da base aliada e o ministro Padilha voltaram a exibir o boné azul, que também ganhou uma versão na cor amarela. O slogan “O Brasil é dos brasileiros” foi uma sugestão do novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e busca contrastar com o boné vermelho “Make America Great Again”, usado por apoiadores de Bolsonaro nos últimos meses.
