
Na manhã desta quarta-feira (4), dezenas de alunos da rede municipal de ensino foram surpreendidos com a ausência dos ônibus escolares em Lauro de Freitas. Crianças e adolescentes aguardaram nos pontos de embarque, mas os veículos não passaram, impedindo-os de comparecer às aulas.
De acordo com relatos de pais e responsáveis, os estudantes permaneceram por horas esperando, sem qualquer comunicado prévio por parte da Secretaria de Educação. “Meu filho ficou no ponto desde 6h30 da manhã e simplesmente ninguém apareceu para dar uma explicação. É um descaso total”, afirmou a dona de casa Maria Silva, mãe de um aluno do ensino fundamental.
A situação gerou indignação nas comunidades afetadas, que cobram respostas e providências imediatas. Para muitos pais, o transporte escolar é a única alternativa para que seus filhos consigam chegar até as escolas, principalmente aqueles que moram em bairros mais distantes do centro.
Enquanto isso, alunos seguem prejudicados, acumulando faltas e comprometendo o calendário letivo. “A gente luta para que nossos filhos estudem, tenham um futuro melhor, e acontece isso. É revoltante”, desabafa José Ferreira, avô de duas estudantes.
A comunidade aguarda, agora, um posicionamento urgente do poder público, que deve esclarecer a situação e apresentar soluções para evitar que episódios como este voltem a se repetir.