O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) disse que realizou variadas intervenções na igreja de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, em Salvador. O órgão afirmou que uma dessas iniciativas estavam relacionadas a restauração dos painéis de azulejaria portuguesa, concluída em maio de 2023, em um investimento de R$ 4,1 milhões, conforme comunicou a pasta nesta sexta-feira (7).

A entidade apontou ainda que atua na fiscalização e restauração do bem, garantindo que sua integridade arquitetônica e artística seja preservada para as futuras gerações. O Iphan ainda relatou que a gestão da igreja e a administração dos recursos arrecadados com a entrada de visitantes, seria de responsabilidade da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Comunidade Franciscana da Bahia, proprietária do imóvel.
O instituto afirmou que tinha programado uma visita técnica para analisar uma dilatação no forró. No entanto, um documento assinado pelo Frei Pedro Júnior Freitas da Silva, na última segunda-feira (3), já tinha solicitado anteriormente ao IPHAN uma vistoria na dilatação do espaço religioso.