O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), nesta terça-feira (20), após especulações de que o ex-governador da Bahia teria sido o responsável por vazar uma fala atribuída à primeira-dama, Janja da Silva, durante um jantar com o presidente da China, Xi Jinping.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, Janja teria comentado sobre os impactos negativos do TikTok — rede social de origem chinesa —, o que teria gerado constrangimento durante o encontro entre as comitivas dos dois países. Incomodado com a repercussão, Lula criticou o vazamento da conversa e afirmou, no dia seguinte, que foi ele quem mencionou a plataforma, com Janja apenas complementando sua fala.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, a suspeita de ter repassado a informação à imprensa recaiu internamente sobre Rui Costa, que negou a acusação “com veemência”.
Durante discurso na Marcha dos Prefeitos, em Brasília — evento no qual foi vaiado —, Lula elogiou o ministro e aproveitou para rebater os boatos.
— O Rui é tratado como se fosse um cara que não deixa as coisas acontecerem. Mas todos vocês, prefeitos, devem ter um secretário com o mesmo perfil de um chefe da Casa Civil — afirmou o presidente.
Lula também destacou a atuação do ex-governador no governo federal:
— Quero aproveitar, diante dos prefeitos, para agradecer o papel importante e relevante do Rui Costa, o governador mais bem-sucedido da Bahia, que agora joga no meu time.
