Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Lauro de Freitas que não quis se identificar relatou na manhã desta segunda-feira (24), ao portal Política na Mídia, que já se nota um início de sucateamento na frota das ambulância da unidade. “O município possui 3 veículos, que são chamados de 90, 91 e 92 e apenas duas estão em funcionamento e uma em situação bem ruim, mesmo a prefeitura estando recebendo as verbas para o funcionamento de todas”, relata.

Segundo o médico a unidade 90, por ter sido entregue recentemente está em pleno funcionamento. A 91 funciona de forma bem precária e falta manutenção e a 92 está parada há meses e a prefeita Débora Regis continua informando ao Ministério seu funcionamento para receber os recursos”
Para o morador da cidade Antônio Lima é uma situação grave. “Um serviço desta natureza tão importante para nós moradores não pode passar por estas situações. É de se revoltar, pois não se falta recursos e sim, uma boa administração e comprometimento com o povo”, afirma.
SAMU
O SAMU é um serviço de emergência que atende a situações de urgência ou emergência. O número de telefone do SAMU é 192 e a ligação é gratuita.
Quando acionar o SAMU:
- Acidentes, traumas, choques elétricos, falta de ar intensa
- Suspeita de infarto ou AVC
- Afogamentos e engasgo
- Intoxicação ou queimaduras graves
- Trabalhos de parto com risco de morte
- Tentativas de suicídio
- Urgências psiquiátricas
- Vítima inconsciente
- Crises hipertensivas
- Dores no peito de aparecimento súbito